top of page

Celulares em sala de aula: qual o impacto na educação?


ree

O uso de jogos e elementos dos jogos em sala de aula tem ganhado destaque nos últimos anos. A gamificação possui resultados comprovados, principalmente no aumento do engajamento dos estudantes. Quando a gamificação é somada à tecnologia, torna-se um instrumento poderoso para o processo de ensino e aprendizagem.


A gamificação digital pode adicionar motivação, envolvimento e incentivo em salas de aula. Os jogos baseados em perguntas e respostas, como o Nivelamento Online, envolvem competição, tabelas de classificação de desafios, distintivos de conquista, pontos de recompensa, feedback instantâneo e Inteligência Artificial, permitindo que os alunos participem de conteúdo educacional de forma lúdica, dinâmica e personalizada.


Diante dos visíveis avanços trazidos pela gamificação digital, repensar o uso de celulares em sala de aula ganha um novo paradigma. Combater o uso excessivo de telas é imperativo, pois o uso descontrolado dos dispositivos por crianças e adolescentes causa distração e dependência digital. A presença constante de redes sociais e notificações pode desviar a atenção dos alunos durante as aulas, levando à diminuição do foco e do rendimento acadêmico. Dessa forma, é importante que os professores estejam preparados para utilizar essa tecnologia de maneira eficaz e pedagogicamente relevante, assim como que os alunos aprendam a gerenciar o uso, para garantir que os benefícios superem os riscos.


Os celulares permitem que os alunos aprendam no seu próprio ritmo, os aplicativos e plataformas de gamificação podem ser adaptados às necessidades individuais, permitindo que cada estudante avance de acordo com suas habilidades e interesses. Além disso, os celulares proporcionam acesso instantâneo a uma vasta gama de informações, vídeos e artigos, o que pode incentivá-los a se tornarem aprendizes autônomos, permitindo que eles investiguem tópicos de interesse em tempo real.


O uso de celulares no ensino médio, quando bem orientado e integrado à metodologia de ensino, pode enriquecer o processo de aprendizagem. O uso do Nivelamento Online é prova disso, o jogo une a gamificação à tecnologia digital, mostrando o potencial de transformar a educação, tornando-a mais interativa e adaptativa às necessidades dos alunos. A chave está em encontrar um equilíbrio entre o uso produtivo da tecnologia e a gestão dos desafios que ela apresenta.


Referências


NEVES, MARCOS ANTONIO SOARES DAS. Plataformas educacionais gamificadas e o ensino de física: o caso do Nivelamento Online. 2023. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. Disponível em: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2171

MAGADÁN-DÍAZ, M.; RIVAS-GARCÍA, J. I. Percepções dos alunos de pós-graduação em face da gamificação em sala de aula com Quizizz. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e36941, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.36941. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/36941

G1 Educação. MEC anuncia preparação de projeto de lei para vetar celulares em escolas públicas e privadas. G1, 20 set. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2024/09/20/medida-para-proibir-uso-de-celulares-em-escolas-publicas-esta-sendo-preparado-pelo-mec.ghtml. Acesso em: 26 set. 2024.

 
 
 

Comentários


bottom of page